O curso traz reflexões e problematizações sobre os principais pilares de sustentação da atividade de representação no local de trabalho. Proposto como parte de um processo de formação permanente, evidencia a importância da postura aberta e democrática do representante para atuar com colegas de diferentes visões e posicionamentos políticos, a importância de entender as especificidades do trabalho no setor público para que se possa dar o tratamento adequado às demandas dos trabalhadores e trabalhadoras que nele atuam e a necessidade do investimento permanente em estratégias de formação, comunicação, organização e mobilização da base. Busca-se ainda esclarecer sobre a dimensão da atividade de representação local enquanto braço de um sistema mais amplo de proteção dos trabalhadores composto de diversos atores e instituições que, direta ou indiretamente, lhe servem como suporte. O curso se propõe ainda como espaço de construção coletiva da formação de representantes, proporcionando a troca de conhecimentos e divulgação de experiências entre os participantes, visando a estruturação de materiais de estudo em permanente processo de atualização e ampliação. Importante: Esse curso é restrito às/aos Representantes Sindicais de Unidade vinculados ao Sindsep.
Apresentação: O objetivo deste seminário é discutir o SUS e seu papel para a garantia de direitos, bem como a importância da valorização de todos os trabalhadores da saúde. Nesse sentido, busca problematizar as eleições municipais e sua articulação com as relações de trabalho na saúde. Para além de mapear as dificuldades e precarizações, o seminário abordará as reais condições de trabalho dos profissionais de saúde, colocando em perspectiva os distintos projetos políticos para a saúde pública municipal. Conheça Nossa Política de Acesso e Certificação. Local: Auditório do SINDSEP. Para obter mais informações clique aqui
Apresentação: O seminário "SUAS na Cidade de São Paulo – Organização e Resistência" propõe uma análise aprofundada sobre os desafios enfrentados pelo Sistema Único de Assistência Social (SUAS) em um contexto político adverso. A conjuntura atual impõe uma série de obstáculos que afetam diretamente a execução e a qualidade dos serviços prestados pelo SUAS na cidade de São Paulo. A direção política adotada influencia profundamente a estrutura e o funcionamento do SUAS, gerando consequências significativas tanto para os cidadãos-usuários quanto para os trabalhadores envolvidos. É importante questionar que tipo de SUAS estamos implementando na cidade, identificar as contradições em sua execução, diante de imposições e equívocos da gestão, e buscar maneiras de assegurar uma execução dos serviços socioassistenciais alinhada ao SUAS, e comprometida com a efetivação dos direitos de toda população. Local: sede do Sindsep - 2 andar. Para se associar ao Sindsep, Clique Aqui. Para obter mais informações clique aqui.